CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

A Igreja é Una, Santa, Católica e Apostólica

"A Igreja é Una, Santa, Católica e Apostólica". Estas palavras são chamadas pela teologia de "notas da Igreja", ou seja, as características que identificam a verdadeira Igreja de Cristo. "Estes quatro atributos, inseparavelmente ligados entre si, indicam traços essenciais da Igreja e de sua missão".

10

O número 811 do Catecismo traz o tema: "A Igreja é Una, Santa, Católica e Apostólica". Estas palavras são chamadas pela teologia de "notas da Igreja", ou seja, as características que identificam a verdadeira Igreja de Cristo. "Estes quatro atributos, inseparavelmente ligados entre si, indicam traços essenciais da Igreja e de sua missão"(811), continua o Catecismo.

A Igreja é una. Cristo não tem dois corpos. Ele tem um corpo só. Portanto, existe uma unidade da Igreja. Não existem duas esposas de Cristo. Existe somente uma e é a Santa Igreja Católica. Lutero enfrentou esse problema e o "resolveu" afirmando que a Igreja de Cristo é uma "realidade invisível" e que ela é formada pelas almas das pessoas espalhadas pelas diversas igrejas existentes no mundo. Lutero estava errado, evidentemente. O que ele fez foi transformar a igreja em uma abstração, enquanto que a verdadeira Igreja de Cristo é algo muito concreto.

No livro dos Atos dos Apóstolos, quando Saulo estava perseguindo os cristãos, Jesus lhe perguntou: "Saulo, Saulo, por que ME persegues?" (9,4). Ora, isto é algo muito concreto. Da mesma forma, Jesus diz a Pedro: "Por isso eu lhe digo: você é Pedro, e sobre...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos