Continuando a investigação acerca da afirmação do Catecismo de que o homem é uno de corpo e alma, é preciso recordar que existe uma tendência do protestantismo liberal e também do catolicismo liberal em negar a existência da alma. Essas correntes afirmam que o homem é somente corpo e que a ideia de alma é herança do dualismo grego. Portanto, é preciso ficar somente com a visão bíblica do homem, ou seja, aquela que diz que o ser humano é uma unidade, que tem somente uma realidade.
Os espíritas absorveram essa teoria platônica e, assim, veem o corpo como um invólucro descartável, como uma cobra que troca a pele ou um marisco que perde a sua concha. Já os cristãos católicos creem que não somente a alma, mas também o corpo entrará na vida eterna. O dualismo grego, em palavras pobres, crê que a alma caiu do céu e está aprisionada no corpo.
É preciso um grande esforço para os cristãos liberais comprovarem biblicamente que a alma não existe. Na prática, é necessário peneirar a Bíblia, retirando dela os inúmeros versículos que comprovam a existência da alma, conforme foi visto na aula anterior. Além da Bíblia, outros fatos comprovam a existência da alma humana....