CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

A heresia nestoriana e a heresia monofisita - Parte II

Deus criou o homem para ser partícipe de sua vida bem-aventurada. Apesar disso, o homem não tem o direito de participar dessa vida, pois é uma criatura e, como tal, está muitíssimo distante do Criador. Mesmo antes de Adão pecar o ser humano já estava distante de Deus, porém, por causa da desobediência primeira o abismo entre Deus e o homem se tornou maior ainda. O homem, por si só, não é capaz de transpor esse abismo, mas ele precisa da salvação, pois sua natureza é, de certa forma, indigente.

10

Tanto a heresia nestoriana quanto a monofisita possui natureza cristológica, pois ambas dizem respeito à pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, mas também são de ordem soteriológica, ou seja, referem-se à problemática da Salvação. Como Deus salva o homem?

Ensina-nos o Catecismo da Igreja Católica, logo em seu parágrafo primeiro que “Deus, infinitamente Perfeito e Bem-aventurado em si mesmo, em um desígnio de pura bondade, criou livremente o homem para fazê-lo participar de sua vida bem aventurada”. Contudo, isso não significa que o homem tenha o direito de participar dessa vida. É uma criatura e, como tal, está muitíssimo distante do Criador.

Mesmo antes dos primeiros pais (Adão e Eva) terem pecado já estavam distantes de Deus. O abismo que já era intransponível para o homem, tornou-se ainda maior. Por isso, é necessário o auxílio do Criador. Se o homem não pode ascender a Deus, transpondo tal distância, é preciso que Ele venha. O Catecismo continua dizendo que Deus o faz “por meio do Filho, que enviou como Redentor e Salvador quando os tempos se cumpriram. Nele e por Ele, chama os homens a se tornarem, no Espírito Santo, seus filhos adotivos, e,...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos