As explicações contidas no Catecismo são verdades da fé, portanto, não é possível tergiversar sobre elas. Para todos os outros assuntos existem as chamadas explicações teológicas, ou seja, esforços humanos empreendidos por grandes santos e doutores da Igreja, a fim de se compreender melhor a revelação ou a ação divina.
Na aula de hoje, além das verdades de fé, serão oferecidas explicações teológicas acerca da Queda dos Anjos, que é um assunto que desperta muito interesse desde sempre. A base para as explicações teológicas serão os escritos de Santo Tomás de Aquino.
O Catecismo diz que o homem não pecou por iniciativa própria. A narração da Criação corrobora essa ideia. O homem pecou porque se deixou seduzir por Satanás. Mas, quem é Satanás?
Mais uma vez é o Catecismo quem oferece a resposta dizendo que se trata de "… uma voz sedutora que se opõe a Deus e que, por inveja", seduziu os primeiros pais. Trata-se de um "anjo destronado". Ora, se é um anjo foi criado por Deus e, se foi criado por Deus, foi criado naturalmente bom. Trata-se, portanto, de uma criatura, não de um deus mau – um demiurgo -, ou de um ser que se encontra em igual paridade com Deus....