CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

Os Sentidos da Sagrada Escritura

A exegese histórico-crítica foi de grande utilidade para o estudo das Sagradas Escrituras, contudo, a Igreja adverte: apesar de bom, esse método não pode ser o único, é preciso avançar e perceber também o sentido espiritual das Sagradas Escrituras. Para tanto, o Catecismo da Igreja Católica compila os cinco princípios básicos para a leitura viva da Bíblia, princípios estes consagrados pelos dois mil anos de história.

12

A exegese histórico-crítica foi de grande utilidade para o estudo das Sagradas Escrituras, contudo, a Igreja adverte, apesar de bom, esse método não pode ser o único, é preciso avançar e perceber também o sentido espiritual das Sagradas Escrituras. Para tanto, o Catecismo da Igreja Católica compila os cinco princípios básicos para a leitura viva da Bíblia, princípios estes consagrados pelos dois mil anos de história da Igreja. Antes, porém, de tentar interpretar os sentidos das Sagradas Letras é preciso estar na Igreja. É o que diz o Papa Bento XVI na exortação apostólica Verbum Domini. Eis:

A Igreja, lugar originário da hermenêutica da Bíblia29. Outro grande tema surgido durante o Sínodo, sobre o qual quero debruçar-me agora, é a interpretação da Sagrada Escritura na Igreja. E precisamente a ligação intrínseca entre Palavra e fé põe em evidência que a autêntica hermenêutica da Bíblia só pode ser feita na fé eclesial, que tem o seu paradigma no sim de Maria. A este respeito, São Boaventura afirma que, sem a fé, não há chave de acesso ao texto sagrado: «Esta é o conhecimento de Jesus Cristo, do qual têm origem, como de uma fonte, a segurança e a inteligência de toda a...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos