O Credo contém partes que dizem respeito ao passado, ao presente e ao futuro. Na aula passada, vimos uma parte que se refere ao presente: Jesus está sentado à direita do Pai e, na aula de hoje, iniciaremos a parte do futuro. Trata-se do Artigo 7, que diz "Donde há de vir e julgar os vivos e os mortos".
O Catecismo traz uma subdivisão que diz: Ele voltará na gloria e esta parte é divida em 'Cristo já reina pela Igreja...' e '… à espera de que tudo lhe seja submetido', ou seja, trata-se de algo que acontece desde já, mas ainda não. Isso significa que Cristo já reina, mas ainda não reina glorioso; a humanidade já está nos últimos tempos, mas ainda não.
A Carta aos Hebreus encaminha o cristão para esta reflexão quando diz, logo em seu início: "muitas vezes e de muitos modos, Deus falou outrora aos nossos pais pelos profetas, nesses dias, que são os últimos falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também criou o universo." (Hb 1,2) A Igreja proclama há dois mil anos que se está vivendo os últimos dias. Isso explica o motivo pelo qual o cristão deve viver num clima de escatologia. A Igreja é uma realidade dos últimos...