CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

Os títulos de Jesus

Dos títulos de Jesus, o de "Filho de Deus" é aquele que ele tem desde a eternidade, pois desde sempre foi ungido pelo Pai. O título Cristo se aplica mais ao Filho encarnado, pois o Espírito Santo que é derramado de forma especial nos reis, profetas e sacerdotes, Nele foi derramado e permaneceu.

10

Jesus também é chamado de "ungido". Essa palavra nem sempre é bem compreendida no mundo ocidental, mas, no oriental, ela é usada de forma reverente. Ungir significa passar óleo, untar. Na cultura ocidental, onde vivia o povo de Deus, moravam no deserto e lá, não costumavam tomar banho, mas apenas fazer abluções, que consistia em lavar o rosto e as mãos. O clima do deserto ressecava a pele e o óleo servia como hidratante. O óleo servia também como perfume. Após ser ungida com esse óleo hidratante e perfumado, a pessoa sentia-se revigorar, sentia a recuperação de suas forças. Assim, o óleo sempre foi considerado como uma força, uma unção. Também consolação, por causa do perfume.

O óleo era ainda utilizado como sinal de consagração. Inúmeras passagens bíblicas dão conta da importância da unção. Reis, sacerdotes e profetas eram ungidos. Justamente essas três realidades fazem parte das características de Jesus Cristo. Os três múnera de Jesus são esses: ele é sacerdote, porque é separado do meio dos homens, para salvar os homens; Ele é profeta, porque é chamado a ouvir a Palavra de Deus e repassá-la aos demais homens e é Rei porque é chamado a lutar contra o Mal, ele tem a...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos