A plenitude dos tempos chegou com o nascimento de Jesus Cristo. Tudo que veio antes, desde a criação do mundo, tinha por finalidade este momento: a vinda de Deus. Isso significa que toda a Revelação ocorrida foi preparação para a vinda de Jesus e tudo o que virá depois brota Dele. O fato de a História ter como divisão o ano O e de ele representar um tempo Antes de Cristo e um tempo Depois de Cristo já demonstra a importância desse acontecimento para o mundo.
Apesar de existir uma discussão acerca do ano zero, o que esse acontecimento representa é muito maior que qualquer discussão. Tudo o que aconteceu histórica e teologicamente antes de Jesus foi somente um ensaio, pois, o acontecimento mais importante da História é, de fato, o nascimento de Jesus e tudo o mais decorre disso. Esta é a grande pretensão do Cristianismo: afirmar que a razão de ser do Universo, o Logos, o sentido de tudo, nasceu em Belém e que tudo foi criado para aquele momento.
O Catecismo faz questão de marcar esse acontecimento, esse tempo:
Cremos e confessamos que Jesus de Nazaré, nascido judeu de uma filha de Israel, em Belém, no tempo do rei Herodes Magno e do imperador César Augusto,...