CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

Filho único de Deus

Unigênito é diferente de primogênito. No Antigo Testamento o título "Filho de Deus" aparecia para designar o messias que viria, porém, não tinha o sentido ontológico que adquiriu no Novo Testamento, quando se avoluma com a profissão de fé de Pedro que diz: "tu és o Filho de Deus".

40

Continuando no estudo dos títulos que Jesus recebeu, hoje será estudado o “Filho Único de Deus”. Jesus unigênito é diferente de primogênito. No antigo testamento o título de Filho de Deus aparecia para designar o messias que viria, porém, não tinha o sentido ontológico que adquiriu no Novo Testamento, quando o sentido ontológico se avoluma com a profissão de fé de Pedro, que diz: “tu és o Filho de Deus”.

Alguns teólogos dizem que essa profissão de fé de Pedro na verdade foi uma constatação ocorrida após a Páscoa de Jesus, anacronicamente colocado antes do tempo. Historicamente, em Cesaréia, a profissão teria sido aquela que consta no Evangelho de são Marcos. Embora pareça lógico, o então Cardeal Joseph Ratzinger diz que a razão pela qual Jesus foi condenado foi justamente porque ele se fez Deus. Os Evangelhos noticiam esse fato:

Ora, os chefes dos sacerdotes e todo o Sinédrio procuravam um falso testemunho contra Jesus, a fim de matá-lo, mas nada encontravam, embora se apresentassem muitas falsas testemunhas. Por fim, se apresaram duas afirmaram: “Este homem declarou: Posso destruir o Templo de Deus e edificá-lo depois de três dias.” Levantando-se então o Sumo...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos