CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

Os anjos na vida da Igreja

O católico deve acreditar na existência dos seres angelicais porque Deus assim o determinou. Esta aula abordará alguns aspectos interessantes sobre os anjos, tomando como base a opinião dos grandes santos da Igreja.

212

Parte I 

O mundo angélico é uma realidade de fé. A ação desses seres espirituais está narrada ao longo de toda a Sagrada Escritura. Mas, como se dá a ação dos anjos? E como os homens podem se relacionar com eles? O Catecismo traz uma descrição da ação dos anjos que, embora seja bastante ampla, é apenas uma amostragem.

Eles aí estão, desde a criação e ao longo da História da Salvação, anunciando de longe ou de perto esta salvação e servindo ao desígnio divino de sua realização: fecham o paraíso terrestre, protegem Lot, salvam Agar e seu filho, seguram a mão de Abraão, comunicam a lei por seu ministério, conduzem o povo de Deus, anunciam nascimentos e vocações, assistem os profetas, para citarmos apenas alguns exemplos. Finalmente, é o anjo Gabriel que anuncia o nascimento do precursor e do próprio Jesus.

Antes de tudo é preciso lembrar que a palavra anjo designa apenas uma função, ela quer dizer “mensageiro”. Assim, Deus, por seus insondáveis caminhos, serve-se desses mensageiros para comunicar sua vontade e realizar a sua vontade no mundo.

Além da função de mensageiro, em algumas ocasiões, o anjo atua como guardião da liberdade do homem. É o...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos