O Catecismo da Igreja Católica ensina que existe uma íntima e profunda relação entre o Antigo e o Novo Testamento. O Novo Testamento aceita o Antigo, pois cita-o em incontáveis trechos.
Mais uma vez a Exortação Apostólica Pós-sinodal Verbum Domini, sobre a Palavra de Deus e na vida e na missão da Igreja é que auxilia o CIC no ensinamento sobre o tema. O número 40 desse documento diz que:
"40. Na perspectiva da unidade das Escrituras em Cristo, tanto os teólogos como os pastores necessitam de estar conscientes das relações entre o Antigo e o Novo Testamento. Em primeiro lugar, é evidente que o próprio Novo Testamento reconhece o Antigo Testamento como Palavra de Deus e, por conseguinte, admite a autoridade das Sagradas Escrituras do povo judeu. Reconhece-as implicitamente, quando usa a mesma linguagem e frequentemente alude a trechos destas Escrituras; reconhece-as explicitamente, porque cita muitas partes servindo-se delas para argumentar. Uma argumentação baseada nos textos do Antigo Testamento reveste-se assim, no Novo Testamento, de um valor decisivo, superior ao de raciocínios simplesmente humanos. No quarto Evangelho, a este propósito Jesus declara que «a...Conteúdo exclusivo para alunos