CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

A formação do povo de Deus

Os onze primeiros capítulos do livro de Gênesis narram a origem do povo de Deus. Quando Deus escolhe Abraão e fala com ele, o faz de forma revolucionária, pois se apresenta sem um nome e sem uma imagem. Cumpre dizer que isso foi uma grande novidade, pois, para os povos antigos, ambos eram utilizados por eles, tanto para entabularem comunicação quanto para manipularem os deuses.

35

Os onze primeiros capítulos do livro de Gênesis narram a origem do povo de Deus. Quando Deus escolhe Abraão e fala com ele, o faz de forma revolucionária, pois apresenta-se sem um nome e sem uma imagem. Cumpre dizer que isso foi uma grande novidade, pois tanto o nome quando a imagem da divindade para os povos antigos eram utilizados para que eles não só se dirigissem aos deuses, mas também como uma forma de manipulá-los. Aquele povo havia tomado o barro com suas próprias mãos e moldado deuses à sua imagem e semelhança. Tinham ocupado o lugar do verdadeiro Deus, tornando-se, assim, idólatras.

Então, Deus escolhe Abraão para, pedagogicamente, ensinar-lhe a diferença, fazendo-o romper com a idolatria. E apresenta-se somente por meio da Palavra. Não tem mais nada, apenas a voz. Dirige-se a Abraão dizendo: "Sai da tua terra", ou seja, rompe com o passado idolátrico, com a religião que recebeu de seus pais. Todo esse deslocamento de mentalidade é conhecido como "metanoia", do grego μετανοεῖν, que significa conversão, mudança.

Para congregar a humanidade dispersa, Deus elegeu Abrão, chamando-o para fora de seus país, de sua parentela e sua casa, para fazer...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos