Cristo recebe o título de 'ungido'. Conforme já foi dito, Deus é aquele que unge e o Espírito Santo é a própria unção. É justamente sobre o Espírito Santo enquanto unção que esta aula versará.
O Catecismo traz os dois precursores de Cristo: João Batista e a Virgem Maria. Eles são dois aspectos da preparação para a vinda de Jesus Cristo. O primeiro apresenta uma característica mais austera, rústica, enquanto que a Ela é a própria ternura. Ambos parecem se contradizer, mas, na realidade, completam-se.
"Finalmente, com João Batista o Espírito Santo inaugura, prefigurando-o, o que realizará com e em Cristo: restituirá ao homem 'a semelhança' divina. O Batismo de João era para o arrependimento, o Batismo da água e no Espírito será um novo nascimento" (720), diz o Catecismo acerca de João Batista. O arrependimento, a penitência, aquilo que João Batista significa é ação do Espírito Santo. O batismo oferecido por ele não é ainda o pleno batismo de Cristo, mas já uma ação do Espírito, posto que a conversão, o arrependimento é um mover do Espírito.
São João Evangelista diz que o 'Espírito Santo nos acusa de pecar', ou seja, é aquele que age nos profetas e faz o...