CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

A conservação do depósito da fé

Sabendo que existe uma Tradição apostólica incumbida pelo próprio Jesus para transmitir o depósito da fé, Tradição esta formada pela tradição (com ‘t’ minúsculo) e pelas Sagradas Escrituras, hoje será estudada a relação entre a Tradição e a Sagrada Escritura.

44

Sabendo que existe uma Tradição apostólica incumbida pelo próprio Jesus para transmitir o chamado depósito da fé e que é formada pela tradição e pelas Sagradas Escrituras, hoje será estudada a relação entre a Tradição e a Sagrada Escritura.

Cristo está presente na sua Igreja, que é um prolongamento do mistério da Encarnação. Ela vive e é o próprio Cristo que vive ao longo da História. É a Constituição Dei Verbum, quem continua a ensinar:

"Assim, a pregação apostólica, expressa de modo especial nos livros inspirados, devia conserva-se por uma sucessão contínua até a consumação dos tempos. Por isso, os Apóstolos, transmitindo aquilo que eles próprios receberam, exortam os fiéis a manter as tradições que aprenderam, seja oralmente, seja por carta, e a combater pela fé uma vez para sempre a eles transmitida. Ora, o que foi transmitido pelos Apóstolos abrange tudo quanto contribui para a vida santa do Povo de Deus e para o aumento de sua fé; e assim a Igreja, na sua doutrina, vida e culto, perpetua a transmite a todas as gerações tudo o que ela é, tudo o que ela crê. (DH 4209)

A transmissão da revelação é feita por meio de duas modalidades distintas:

Pela...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos