CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

Vós não o abandonastes ao poder da morte

Hoje se encerra o Capítulo 7, que trata da Queda, da transgressão de Adão. O que aconteceu após os primeiros pais terem comido do fruto proibido? O Livro do Gênesis, ainda no capítulo 3 diz que após terem pecado, Adão e Eva esconderam-se de Deus, que passeava na brisa da tarde. Deus sabia que tinham desobedecido, por isso mandou que saíssem do paraíso e postou na entrada os querubins, impedindo-lhes a volta. Após deparar-se com o pecado de Adão, Deus não vira as costas a ele, pelo contrário, anuncia “de modo misterioso a vitória sobre o mal e o soerguimento da queda. (410)" Assim, depois da má notícia, percebe-se a primeira Boa Nova. Os teólogos chamam a esse trecho de “proto-evangelho".

40

Hoje se encerra o Capítulo 7, que trata da Queda, da transgressão de Adão. O que aconteceu após os primeiros pais terem comido do fruto proibido? O Livro do Gênesis, ainda no capítulo 3 diz que após terem pecado, Adão e Eva esconderam-se Deus, que passeava na brisa da tarde. Deus sabia que tinham desobedecido, por isso mandou que saíssem do paraíso e postou na entrada os querubins, impedindo-lhes a volta.

Após deparar-se com o pecado de Adão, Deus não vira as costas a ele, pelo contrário, anuncia "de modo misterioso a vitória sobre o mal e o soerguimento da queda. (410)" Assim, depois da má notícia, percebe-se a primeira Boa Nova. Os teólogos chamam a esse trecho de "proto-evangelho".

Da mesma forma, a mãe de Jesus, Maria, é tida como a nova Eva, pois: "ela foi preservada de toda mancha do pecado original e durante toda a vida terrestre, por uma graça especial de Deus, não cometeu nenhuma espécie de pecado. (411)"

A condição atual do homem é chamada pós-lapsária, ou seja, após a Queda, a natureza humana foi lesada, trazendo em si uma inclinação para o mal. Após o ato cometido por Adão, instalou-se entre ele e, consequentemente, todos os homens e Deus uma...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos