CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

A transmissão da Revelação divina

Deus se revela à humanidade "enviando seu próprio Filho, no qual estabeleceu sua Aliança para sempre. O Filho é a Palavra definitiva do Pai, de sorte que depois dele não haverá outra Revelação." A aula anterior pode ser resumida dessa maneira. Mas, como se fará a transmissão dessa Revelação? É o tema da aula de hoje.

23

Deus se revela à humanidade "enviando seu próprio Filho, no qual estabeleceu sua Aliança para sempre. O Filho é a Palavra definitiva do Pai, de sorte que depois dele não haverá outra Revelação." (73) A aula anterior pode ser resumida dessa maneira. Mas, como se fará a transmissão dessa Revelação? É o tema da aula de hoje.

Jesus, pessoa divina é o centro e o cume de toda Revelação, que não é um livro, uma doutrina, mas sim, uma Pessoa. Por isso, o Cristianismo não é a religião de um livro, mas se faz por meio do contato com a pessoa de Cristo. Se a Revelação foi feita pela Encarnação, a transmissão da Revelação se dá pela continuidade do Mistério da Encarnação. Esta continuidade ao longo da História chama-se Igreja, ou seja, a Igreja é o Deus que se fez carne que agora vive ao longo da História. Jesus não foi alguém que viveu no passado, ele vive hoje. Não somente no céu, junto de Deus, mas ao longo da história, num corpo chamado Igreja.

O corpo que é a Igreja é uma realidade santa, pura, imaculada, mas, ao mesmo tempo marcada por membros pecadores. A Igreja não é pecadora, mas os membros da Igreja têm pecados, sendo assim, para que a Verdade divina seja...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos