CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

A resposta do homem a Deus

A amizade é uma via mão de dupla, ou seja, requer reciprocidade. Deus ama o homem, deste modo, é necessário que o homem o ame de volta para que exista a amizade. A resposta do homem ao Deus que fala é a obediência da fé, ou seja, ouvir com todo o coração, para além do sentido auditivo. A obediência está no centro do Cristianismo e precisa ser entendida plenamente.

13

Após Deus ter criado e falado com o homem, agora é o momento de o homem responder a Ele. É nesse movimento de resposta do homem a Deus que se dá a chamada amizade. A Constituição Dogmática Dei Verbum sobre a Revelação Divina ensina:

"Aprouve a Deus. na sua bondade e sabedoria, revelar-se a Si mesmo e dar a conhecer o mistério da sua vontade (cfr. Ef. 1,9), segundo o qual os homens, por meio de Cristo, Verbo encarnado, têm acesso ao Pai no Espírito Santo e se tornam participantes da natureza divina (cfr. Ef. 2,18; 2 Ped. 1,4). Em virtude desta revelação, Deus invisível (cfr. Col. 1,15; 1 Tim. 1,17), na riqueza do seu amor fala aos homens como amigos (cfr. Ex. 33, 11; Jo. 15,1415) e convive com eles (cfr. Bar. 3,38), para os convidar e admitir à comunhão com Ele. Esta «economia» da revelação realiza-se por meio de ações e palavras ìntimamente relacionadas entre si, de tal maneira que as obras, realizadas por Deus na história da salvação, manifestam e confirmam a doutrina e as realidades significadas pelas palavras; e as palavras, por sua vez, declaram as obras e esclarecem o mistério nelas contido. Porém, a verdade profunda tanto a respeito de Deus como a respeito da...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos