CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

Nossa comunhão com os mistérios de Cristo

Se o homem encontra seu sentido meditando a vida de Jesus, a vida de Jesus aqui na Terra tem sentido por causa do homem.

13

Continuando a investigação acerca da nossa comunhão com os mistérios de Jesus, o Catecismo da Igreja Católica, no número 519, faz um resumo do que foi dito anteriormente. A saber:

"Toda a riqueza de Cristo 'é destinada a cada homem e constitui o bem de cada um'. Cristo não viveu sua vida para si mesmo, mas para nós, desde sua Encarnação 'por nós, homens e por nossa salvação' até sua Morte 'por nossos pecados' e sua Ressurreição 'para nossa justificação'. Ainda agora, Ele é 'nosso advogado junto do Pai', 'estando sempre vivo para interceder a nosso favor'. Com tudo o que viveu e sofreu por nós uma vez por todas, Ele permanece presente para sempre 'diante da face de Deus a nosso favor'."

Portanto, se o homem encontra seu sentido meditando a vida de Jesus, a vida de Jesus aqui na Terra tem sentido por causa do homem. É como consta do Dies Irae:

"Recordare, Jesu pie, quod sum causa tuae via: ne me perdas illa die. (recordai-vos, piedoso Jesus, de que sou a causa de vossa via; não me percais nesse dia.) Quaerens me, sedisti lassus: redemisti Crucem passus: tantus labor non sit cassus. (resgatando-me, sentistes lassidão, me redimistes sofrendo a Cruz; que tanto...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos