CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo

"A Trindade é um mistério de fé no sentido estrito, um dos mistérios escondidos em Deus que não podem ser conhecidos se não forem revelados do alto. Sem dúvida, Deus deixou vestígios de seu ser trinitário em sua obra de Criação e em sua Revelação ao longo do Antigo Testamento. Mas a intimidade de seu Ser como Santíssima Trindade constitui um mistério inacessível à pura razão e até mesmo à fé de Israel antes da Encarnação do Filho de Deus e da missão do Espírito Santo."

10

Iniciando hoje o parágrafo segundo do Credo: O Pai (em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo). Trata-se da realidade de mais difícil compreensão na fé cristã, o mistério da Santíssima Trindade.

Em primeiro lugar é preciso fazer uma distinção entre Teologia e Economia. O Catecismo traz em seu nº236 uma importante citação que auxilia no entendimento desses termos:

"Os Padres da Igreja distinguem entre a 'Theologia' e a 'Oikonomia', designando com o primeiro termo o mistério da vida íntima de Deus-Trindade e com o segundo todas as obras de Deus por meio das quais ele se revela e comunica sua vida"

O primeiro termo é Deus nele mesmo (a identidade de Deus) e o segundo tudo aquilo que Deus faz para salvação do homem (as obras de Deus na história). Como, então, é possível ao homem saber que na identidade de Deus, na Teologia, ele é Trindade? Olhando para a ação de Deus na história. Toda revelação da Trindade acontece em Jesus Cristo, pois, aqui na Terra, ele começar a chamar Deus de 'Pai' (aba) e se comporta como sendo o 'Filho'. Além disso, Jesus é filho de Deus de uma maneira muito particular. Ele não se refere a Deus como sendo 'nosso', mas sempre 'meu Pai' e...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos