Iniciando hoje o parágrafo segundo do Credo: O Pai (em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo). Trata-se da realidade de mais difícil compreensão na fé cristã, o mistério da Santíssima Trindade.
Em primeiro lugar é preciso fazer uma distinção entre Teologia e Economia. O Catecismo traz em seu nº236 uma importante citação que auxilia no entendimento desses termos:
"Os Padres da Igreja distinguem entre a 'Theologia' e a 'Oikonomia', designando com o primeiro termo o mistério da vida íntima de Deus-Trindade e com o segundo todas as obras de Deus por meio das quais ele se revela e comunica sua vida"O primeiro termo é Deus nele mesmo (a identidade de Deus) e o segundo tudo aquilo que Deus faz para salvação do homem (as obras de Deus na história). Como, então, é possível ao homem saber que na identidade de Deus, na Teologia, ele é Trindade? Olhando para a ação de Deus na história. Toda revelação da Trindade acontece em Jesus Cristo, pois, aqui na Terra, ele começar a chamar Deus de 'Pai' (aba) e se comporta como sendo o 'Filho'. Além disso, Jesus é filho de Deus de uma maneira muito particular. Ele não se refere a Deus como sendo 'nosso', mas sempre 'meu Pai' e...