CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

O Homem

O homem foi criado à imagem de Deus, portanto, a dignidade humana é a maior de toda a Criação. Deus assim o quis e livremente elegeu o ser humano como ápice de toda a criação. O que decorre dessa afirmação?

171
Parte I 

Deus criou todas as coisas visíveis e invisíveis. De todas as coisas criadas por Ele, uma ocupa um lugar especial: o Homem. Afirmar que o Homem é o ápice da Criação é tomar por base uma antropologia teológica, ou seja, compreender a humanidade a partir de Deus.

Quando Deus criou Adão e Eva, conforme já visto, o fez de forma perfeita, sem mácula, com dons especiais que permitiam uma intimidade, uma convivência entre eles. No livro do Gênesis é possível encontrar um relato que mostra este relacionamento entre Deus e os homens, ao afirmar que “[Deus] passeava no jardim, na hora da brisa da tarde” (Gn 3,8). Ora, a desobediência de Adão e Eva significou para eles, assim como para toda a humanidade, o fim desse relacionamento tão íntimo com Deus.

A partir desta desobediência, o homem já não sabe mais como ser um verdadeiro homem, pois, foi como que quebrado pelo pecado original, não está mais “completo”.

Embora naturalmente todos os seres humanos estejam maculados pelo pecado original, que os afasta de Deus, sabe-se por meio da fé, que o mesmo pecado original é o ato mais antinatural que existe, justamente por retirar toda a dignidade do ser...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos