CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

O Cristianismo é um acontecimento

A Constituição "Dei Verbum" traz a ideia central da aula de hoje na qual será aprofundado ainda mais o tema da Revelação divina: "o conteúdo íntimo da verdade comunicada por esta revelação a respeito de Deus e da salvação do homem se manifesta a nós em Cristo, que é ao mesmo tempo mediador e plenitude de toda a revelação." (DH4202)

45

Não é a religião de um livro, como muitos imaginam - e vivem -, mas, acontece a partir do encontro com uma Pessoa viva e real: Jesus Cristo, que tem o mistério de sua Encarnação prolongado ao longo dos séculos por meio da Igreja.

A constituição dogmática Dei Verbum tem como tema central a Revelação divina. De modo conciso, traz em seu terceiro parágrafo a história da salvação, a maneira pela qual Deus aplicou à humanidade a sua pedagogia salvífica:

Deus, criando e conservando todas as coisas pelo Verbo, oferece aos homens um testemunho perene de Si mesmo na criação e, além disso, decidindo abrir o caminho da salvação sobrenatural, manifestou-se a Si mesmo, desde o princípio, aos nossos primeiros pais. Depois da sua queda, com a promessa de redenção, deu-lhes a esperança da salvação, e cuidou continuamente do gênero humano, para dar a vida eterna a todos aqueles que, perseverando na prática das boas obras, procuram a salvação. No devido tempo chamou Abraão, para fazer dele pai dum grande povo, povo que, depois dos patriarcas, ele instruiu, por meio de Moisés e dos profetas, para que o reconhecessem como único Deus vivo e verdadeiro, pai providente e juiz...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos