CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

O verdadeiro corpo de Cristo

Por volta do ano de 787, a influência muçulmana finalmente atingiu a Igreja Católica. Como se sabe, eles radicalizaram a proibição do Antigo Testamento acerca das imagens, proibindo a reprodução de qualquer ser vivo, tanto que uma das características da arquitetura árabe são os "arabescos", cuja definição pode ser "rabiscos". Por causa disso, iniciou-se a iconoclastia, ou seja, um movimento herético que promovia a quebra dos ícones sagrados.

21

Dando continuidade ao estudo da maneira pela qual o Filho de Deus é homem (cristologia), nesta aula serão esmiuçadas as questões dos ícones e da devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Por volta do ano de 787, a influência muçulmana finalmente atingiu a Igreja Católica. Como se sabe, eles radicalizaram a proibição do Antigo Testamento acerca das imagens, proibindo a reprodução de qualquer ser vivo, tanto que uma das características da arquitetura árabe são os "arabescos", cuja definição pode ser "rabiscos". Por causa disso, iniciou-se a iconoclastia, ou seja, um movimento herético que promovia a quebra dos ícones sagrados. Assim, foi convocado o VII Concílio Ecumênico de Nicéia, que afirmou:

"(...) como que andando pela via régia e seguindo a doutrina teológica de nossos santos Padres e a tradição da Igreja católica – pois reconhecemos que ela é do Espírito Santo que a habita -, definimos com todo o rigor e cuidado que, à semelhança da figura preciosa e vivificante, assim os venerandos e santos ícones, quer pintados, quer em mosaico ou em qualquer outro material adequado, devem ser expostos nas santas igrejas de Deus, sobre os sagrados utensílios e...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos