CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Esta aula é restrita aos assinantes
Quero assinarJá sou assinante
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

O verdadeiro corpo de Cristo

Por volta do ano de 787, a influência muçulmana finalmente atingiu a Igreja Católica. Como se sabe, eles radicalizaram a proibição do Antigo Testamento acerca das imagens, proibindo a reprodução de qualquer ser vivo, tanto que uma das características da arquitetura árabe são os "arabescos", cuja definição pode ser "rabiscos". Por causa disso, iniciou-se a iconoclastia, ou seja, um movimento herético que promovia a quebra dos ícones sagrados.

imprimir

Dando continuidade ao estudo da maneira pela qual o Filho de Deus é homem (cristologia), nesta aula serão esmiuçadas as questões dos ícones e da devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Por volta do ano de 787, a influência muçulmana finalmente atingiu a Igreja Católica. Como se sabe, eles radicalizaram a proibição do Antigo Testamento acerca das imagens, proibindo a reprodução de qualquer ser vivo, tanto que uma das características da arquitetura árabe são os "arabescos", cuja definição pode ser "rabiscos". Por causa disso, iniciou-se a iconoclastia, ou seja, um movimento herético que promovia a quebra dos ícones sagrados. Assim, foi convocado o VII Concílio Ecumênico de Nicéia, que afirmou:

"(...) como que andando pela via régia e seguindo a doutrina teológica de nossos santos Padres e a tradição da Igreja católica – pois reconhecemos que ela é do Espírito Santo que a habita -, definimos com todo o rigor e cuidado que, à semelhança da figura preciosa e vivificante, assim os venerandos e santos ícones, quer pintados, quer em mosaico ou em qualquer outro material adequado, devem ser expostos nas santas igrejas de Deus, sobre os sagrados...
Seja família conosco
Inscreva-se
Aulas do curso
Passaporte de acesso

A assinatura inclui

  • Acesso ilimitado aos 44 cursos da plataforma
  • Participação das aulas ao vivo exclusivas
  • Garantia de acesso aos lançamentos de novos cursos
  • Bibliografia
  • Download das aulas (.mp3)
  • Suporte personalizado
Assine Agora