Na aula passada, foi estudado o Espírito Santo como tal, qual a sua identidade, sua missão junto com o Filho e os vários nomes que Ele recebeu na Tradição e na Revelação divina. A aula de hoje contemplará o Espírito Santo no Antigo Testamento. Ele, da mesma forma que a Trindade, somente foi revelado no Novo Testamento. A Igreja, porém, olha para trás e percebe que já no Antigo Testamento, Deus dava sinais da existência e da ação do Espírito Santo.
No Antigo Testamento Deus era já Trindade - óbvio -, ainda que se tenha revelado dessa maneira somente no Novo. O Catecismo diz que:
"Desde o começo até a 'plenitude do tempo', a missão conjunta do Verbo e do Espírito do Pai permanece escondida, mas está em ação. O Espírito de Deus prepara aí o tempo do Messias, e os dois, sem serem ainda plenamente revelados, já são prometidos, a fim de serem esperados e acolhidos quando se manifestarem. É por isso que quando a Igreja lê o Antigo Testamento, procura nele o que o Espírito, 'que falou pelos profetas', quer falar-nos a respeito de Cristo." (702)A expressão "que falou pelos profetas" é uma clara referência ao Credo Niceno-constantinopolitano ('Qui locútus est per...