O Credo é dividido no Catecismo em três grandes seções: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Das três Pessoas trinitárias, o Espírito Santo talvez seja a de mais difícil compreensão. O Pai também é Espírito e também é Santo. Igualmente o Filho também é Espírito e também é Santo. Sendo assim, qual é a especificidade da terceira Pessoa da Santíssima Trindade?
Da Trindade, uma permanece habitando em luz inacessível: Deus Pai. Ele é a fonte que envia o Filho na Encarnação e o Espírito Santo em Pentecostes. No entanto, a missão do Filho difere-se da missão do Espírito Santo. O primeiro vem e se faz carne, já o segundo vem no coração dos homens, não é visível, não é palpável, não é tangível e, no entanto, é Ele quem possibilita todas as coisas. Sem o Espírito Santo a própria salvação que Jesus veio trazer ao mundo não seria possível, pois é Ele quem une o homem a Cristo.
De forma analógica, é possível comparar o Espírito Santo com a alma do homem. Enquanto ela está no corpo existe vida e tudo é possível. Mas, quando ela é separada, o corpo começa a putrefar, acabar. O que dá sustento ao corpo é a alma, da mesma forma, o que possibilita que o homem receba a...