CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

As provas da existência de Deus

A primeira seção do Catecismo: "Eu creio – nós cremos", é dividida em três capítulos, que podem ser resumidos em crença-revelação-fé. Crença é o esforço humano e infrutífero para se chegar a Deus. Fé é a adesão ao Deus que se revelou. Nesse sentido, somente os cristãos têm fé, todas as outras religiões possuem crença, porque são religiões fundadas no esforço humano de buscar a Deus e não no Deus que se revelou, pois a Revelação, no sentido estrito da palavra só existe no cristianismo, quando Deus se fez carne por meio de seu filho, Jesus Cristo. 

28

Por estar fora do seu centro, dizemos que o homem é um ser excêntrico. Em seu coração existe um desejo, uma insatisfação que nada consegue suprir ou apaziguar. A respeito desse "vazio", Santo Agostinho nos diz: 

Vós sois grande, Senhor, e altamente digno de louvor: grande é o vosso poder, e a vossa sabedoria não tem medida. E o homem, pequena parcela de vossa criação, pretende louvar-vos, precisamente o homem que, revestido de sua condição mortal, traz em si o testemunho de seu pecado e de que resistis aos soberbos. A despeito de tudo, o homem, pequena parcela de vossa criação, quer louvar-vos. Vós mesmo o incitais a isto, fazendo com que ele encontre suas delícias no vosso louvor, porque nos fizestes para vós e o nosso coração não descansa enquanto não repousar em vós. (Santo Agostinho, Confissões, I, 1,1)

A cosmovisão de Santo Agostinho era completamente diferente da atual. Na época, acreditava-se que tudo o que existia no mundo era formado por quatro elementos essenciais: terra, ar, fogo e água, e que cada elemento, por sua vez, possuía o seu lugar exato. Tais elementos atrairiam seus correspondentes em tudo que há. Por exemplo, quando uma folha de papel era...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos