Este parágrafo do Catecismo fala da constituição da Igreja enquanto tal. Ela é formada por uma hierarquia e por leigos. Entre eles estão os religiosos que vivem uma vida consagrada. A aula de hoje objetiva explicar a estrutura da Igreja no que tange ao clero.
Todos os batizados fazem parte do Corpo de Cristo e são chamados de “membros do corpo de Cristo”. Ora, cada membro possui uma função específica, não são todos iguais. Do mesmo modo, existe uma diferenciação entre os membros do corpo de Cristo.
Apesar da obviedade dessa informação, atualmente, algumas correntes dentro da Igreja pretendem acabar com essa diferenciação, nivelando todos os membros e, deste modo, abolindo a hierarquia de dentro da Igreja.
Analisando detidamente essa visão igualitária, percebe-se que ela nada mais que uma espécie de eclesiologia protestante, pois, para eles só existe o leigo, o batizado. O pastor não tem nenhum “poder”, é apenas um fiel batizado, como outro qualquer, que recebeu da comunidade o encargo de coordenar e assim agirá enquanto a ela assim o permitir. O pastor é apenas um funcionário, um servidor público da comunidade.
Para os católicos existe uma...