A Segunda Seção do Catecismo é dedicada à profissão da fé cristã, ou seja, ao estudo do Símbolo Apóstolico. Na aula anterior a explicação foi apenas iniciada. O Catecismo explica a necessidade dele dizendo: "a comunhão na fé precisa de uma linguagem comum da fé, normativa para todos e que una na mesma confissão de fé." (185)
A Igreja sempre preferiu expor a fé utilizando 'fórmulas breves e normativas' para todos. Essas sínteses da fé são os símbolos ou profissões de fé, 'pois resumem a fé que os cristãos professam'. (187)
A primeira parte do livro que apoia este curso, o 'Compêndio dos símbolos, definições e declarações de fé e moral' ou simplesmente, Denziger-Hunnermann, traz justamente os símbolos da Igreja. O Símbolo Apostólico está consignado no número 30 e é dividido em 12 artigos - remetendo aos apóstolos - e, inicialmente, era feito em forma de perguntas (batismal). Eis:
"(1) Creio em Deus Pai onipotente, criador do céu e da terra, (2) e em Jesus Cristo, seu Filho único, nosso Senhor, (3) o qual foi concebido do Espírito Santo, nasceu do seio de Maria virgem, (4) padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu aos infernos,...