O Artigo 8, do Catecismo começa com uma citação da I Carta de São Paulo aos Coríntios: "O que está em Deus, ninguém o conhece senão o Espírito de Deus". Nessa afirmação está uma verdade inegável: o que o homem pensa somente ele o conhece, somente o Espírito conhece. O Espírito de Verdade, porém, não se revela a si mesmo, não fala de si mesmo, daí a dificuldade em descrevê-lo. O Espírito é aquele que possibilita a grande revelação de Deus e também a vida eterna. ‘Senhor que dá a vida’, como se diz no credo niceno-constantinopolitano.
É por sua ação, pelo seu modo de agir que o Espírito Santo se dá a conhecer e isso acontece no seio da Igreja. O Catecismo apresenta uma lista:
"— Nas Escrituras, que Ele inspirou; na Tradição, de que os Padres da Igreja são testemunhas sempre atuais; no Magistério da Igreja, que Ele assiste; na liturgia sacramental, através das suas palavras e dos seus símbolos, em que o Espírito Santo nos põe em comunhão com Cristo; na oração, em que Ele intercede por nós; nos carismas e ministérios, pelos quais a Igreja é edificada; nos sinais de vida apostólica e missionária; no testemunho dos santos, nos quais Ele manifesta a sua santidade e...