O coração da fé católica é o dogma da Santíssima Trindade. Diz o Catecismo que é "o mistério central da fé e da vida cristã. É o mistério de Deus em si mesmo. É, portanto, a fonte de todos os outros mistérios da fé, é a luz que os ilumina. É o ensinamento mais fundamental e essencial na 'hierarquia das verdades da fé'."(234) É também um dogma de difícil compreensão.
A palavra dogma quer dizer simplesmente 'ensinamento'. Ao longo da história essa palavra foi adquirindo um significado técnico, ou seja, um ensinamento dogmático é uma realidade que o católico é obrigado a acolher. Dentro da Igreja Católica existe um núcleo da fé que todos são obrigados a aceitar, caso contrário, não podem ser considerados católicos. O dogma da Ssma. Trindade faz parte desse núcleo.
O Catecismo afirma: "No decurso dos primeiros séculos, a Igreja procurou formular mais explicitamente sua fé trinitária, tanto para aprofundar sua própria compreensão da fé como para defendê-la de erros que a estavam deformando." (250) Isso quer dizer que apesar de ter havido algumas mudanças ao longo do tempo na maneira de se apresentar a fé trinitária, substancialmente ela permaneceu a mesma.
A...