CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

Cristo - Palavra Única da Sagrada Escritura

A Palavra de Deus se fez carne. Deus, em si, não cabe em palavras humanas, porém, de alguma forma, Ele se rebaixa e torna possível a expressão de seus mistérios eternos pela palavra humana.

33

A Palavra de Deus se fez carne. Deus, em si, não cabe em palavras humanas, porém, de alguma forma, Ele se rebaixa e torna possível a expressão de seus mistérios eternos pela palavra humana. É o que está dizendo o Catecismo da Igreja Católica:

"Na condescendência de sua bondade, Deus, para revelar-se aos homens, fala-lhes em palavras humanas: 'Com efeito, as palavras de Deus, expressas por línguas ghumanas, fizeram-se semelhantes à linguagem humana, tal como outrora o Verbo do Pai Eterno, havendo assumido a carne da fraqueza humana, se fez semelhante aos homens'." (101)

A Constituição Dogmática Dei Verbum é bastante clara ao falar sobre a condescendência de Deus. Eis:

"Portanto, na Sagrada Escritura, salvas sempre a verdade e a santidade de Deus, manifesta-se a admirável «condescendência» da eterna sabedoria, «para conhecermos a inefável benignidade de Deus e com quanta acomodação Ele falou, tomando providência e cuidado da nossa natureza» (11). As palavras de Deus com efeito, expressas por línguas humanas, tornaram-se ìntimamente semelhantes à linguagem humana, como outrora o Verbo do eterno Pai se assemelhou aos homens tomando a carne da fraqueza humana." (DV...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos