CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

Origem, fundação e missão da Igreja

"Para prescrutar o mistério da Igreja, convém meditar primeiro sobre sua origem no desígnio da Santíssima Trindade e sobre sua realização progressiva no curso da história."

11

Para se entender a Igreja é preciso estudar a sua origem. Se a Igreja é uma reunião de pessoas que se uniu e decidiu criar uma associação é uma coisa. Mas, se ela veio do coração da Santíssima Trindade toma uma dimensão totalmente diferente. O Catecismo da Igreja Católica já no início do estudo sobre o tema diz:

"Para prescrutar o mistério da Igreja, convém meditar primeiro sobre sua origem no desígnio da Santíssima Trindade e sobre sua realização progressiva no curso da história." (758)

Essas palavras derrubam a tese protestante de que Jesus não criou a Igreja, que Ele veio e pregou o seu Evangelho, mas não criou a Igreja e que esta teria sido uma invenção humana. Para eles, se uma igreja foi inventada pelos homens naquela época, nada impede que outras sejam criadas hoje. Por isso não é escândalo nenhum que cada pastor protestante que discorda de outro abra a sua própria igreja. Afinal, Igreja é uma invenção humana.

Mas, se a Igreja foi desejada por Deus desde toda a eternidade, a situação é outra. E é esta justamente a fé católica. O número 759 do CIC começa afirmando: "um projeto nascido do coração do Pai" e, em seguida, traz uma longa citação da Lumen...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos