Para se entender a Igreja é preciso estudar a sua origem. Se a Igreja é uma reunião de pessoas que se uniu e decidiu criar uma associação é uma coisa. Mas, se ela veio do coração da Santíssima Trindade toma uma dimensão totalmente diferente. O Catecismo da Igreja Católica já no início do estudo sobre o tema diz:
"Para prescrutar o mistério da Igreja, convém meditar primeiro sobre sua origem no desígnio da Santíssima Trindade e sobre sua realização progressiva no curso da história." (758)Essas palavras derrubam a tese protestante de que Jesus não criou a Igreja, que Ele veio e pregou o seu Evangelho, mas não criou a Igreja e que esta teria sido uma invenção humana. Para eles, se uma igreja foi inventada pelos homens naquela época, nada impede que outras sejam criadas hoje. Por isso não é escândalo nenhum que cada pastor protestante que discorda de outro abra a sua própria igreja. Afinal, Igreja é uma invenção humana.
Mas, se a Igreja foi desejada por Deus desde toda a eternidade, a situação é outra. E é esta justamente a fé católica. O número 759 do CIC começa afirmando: "um projeto nascido do coração do Pai" e, em seguida, traz uma longa citação da Lumen...