A Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo como um acontecimento histórico e transcendente, comprovada tanto pelo sepulcro vazio quanto pelas suas inúmeras aparições. Um combate à moderna teologia que desmitologiza as ações de Jesus Cristo.
A aula de hoje tratará do acontecimento central da fé cristã: a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. O Catecismo deixa claro desde o início que:
"A ressurreição de Jesus é a verdade culminante de nossa fé em Cristo, crida e vivida como verdade central pela primeira comunidade cristã, transmitida como fundamental pela Tradição, estabelecida pelos documentos do Novo testamento, pregada juntamente com a Cruz, como parte essencial do Mistério Pascal." (638)O Catecismo da Igreja Católica chama a Ressurreição de 'evento histórico e transcendente', como se vê no número 639. Essa definição da ressurreição não se encontra nos Catecismos anteriores, porém, a Igreja inseriu-a nesta versão para dirimir uma polêmica moderna: a de que é impossível ao homem moderno, que convive (e não sobrevive sem) os aparatos tecnológicos, utilizá-los e, ao mesmo tempo, crer nos milagres e na ressurreição de Jesus. O autor...