Infelizmente, o mundo moderno usa a palavra dogma de forma pejorativa, relacionando-a a pessoas e situações ditatoriais desde, pelo menos, a Revolução Francesa.
Ocorre que o sentido é precisamente o inverso. É positivo o ensinamento dogmático da Igreja, pois ele clareia o caminho a ser percorrido pelo fiel católico.
Como falar ao mundo utilizando o conceito de dogma sem correr o risco de ser mal compreendido? Usando alguns sinônimos: ensinamento seguro, revelação de Deus, Palavra de Deus e, aos poucos, esclarecer o público, tirando a ideologia impregnada na palavra, trazendo o sentido verdadeiro dela.
O dogma, portanto, é algo que vem de Deus e assim, ao aceitá-lo, ocorre uma libertação, pois, a verdade vos libertará, ela é uma luz que ilumina e salva. Porém, isso não quer dizer que ela será agradável, no mais das vezes, ela incomoda.
O Catecismo da Igreja Católica, a respeito da formulação de um dogma diz que:
"O Magistério da Igreja empenha plenamente a autoridade que recebeu de Cristo quando define dogmas, isto é, quando, utilizando uma forma que obriga o povo cristão a uma adesão irrevogável de fé, propõe verdades constidas na...