CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

Os dogmas da fé

O Magistério da Igreja empenha plenamente a autoridade que recebeu de Cristo quando define dogmas, isto é, quando, utilizando uma forma que obriga o povo cristão a uma adesão irrevogável de fé, propõe verdades constidas na Rcevelação divina ou verdades que com estas têm uma conexão necessária.

34

Infelizmente, o mundo moderno usa a palavra dogma de forma pejorativa, relacionando-a a pessoas e situações ditatoriais desde, pelo menos, a Revolução Francesa.

Ocorre que o sentido é precisamente o inverso. É positivo o ensinamento dogmático da Igreja, pois ele clareia o caminho a ser percorrido pelo fiel católico.

Como falar ao mundo utilizando o conceito de dogma sem correr o risco de ser mal compreendido? Usando alguns sinônimos: ensinamento seguro, revelação de Deus, Palavra de Deus e, aos poucos, esclarecer o público, tirando a ideologia impregnada na palavra, trazendo o sentido verdadeiro dela.

O dogma, portanto, é algo que vem de Deus e assim, ao aceitá-lo, ocorre uma libertação, pois, a verdade vos libertará, ela é uma luz que ilumina e salva. Porém, isso não quer dizer que ela será agradável, no mais das vezes, ela incomoda.

O Catecismo da Igreja Católica, a respeito da formulação de um dogma diz que:

"O Magistério da Igreja empenha plenamente a autoridade que recebeu de Cristo quando define dogmas, isto é, quando, utilizando uma forma que obriga o povo cristão a uma adesão irrevogável de fé, propõe verdades constidas na...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos