Continuando a reflexão acerca do artigo inicial do Credo: Creio em Deus Pai todo Poderoso, na aula anterior foi estudada a frase: Creio em um só Deus. Hoje três realidades serão contempladas: Ele é Aquele que É, Ele é a Verdade e Ele é o Amor.
Quando Deus se revela a Moisés, ele se define como sendo Aquele que é (Ex 34,6). O que Deus quis dizer com Eu sou aquele que sou? Na língua hebraica o verbo 'ser' não é utilizado como nas línguas latinas ou mesmo na grega, como verbo de ligação. Por exemplo: em português se diz: 'eu sou Paulo', em hebraico basta dizer 'eu Paulo'. Assim, o verbo ser em hebraico não tem o mesmo peso e função que em outras línguas, incluindo o português.
Talvez pela característica da língua hebraica (semítica), Deus esteja dizendo para Moisés que ele está presente, que é uma presença. Esta é a interpretação mais ligada à História, a um contexto de crítica textual, utilizando o método histórico-crítico. Porém, ao longo do tempo essa frase foi interpretada de outra maneira.
Na Idade Média, Santo Tomás de Aquino interpretou esta frase como sendo uma revelação: Deus é o ser, Deus é, enquanto todas as outras coisas não são. Deus tem...