No mistério da ascensão, a linguagem utilizada por Deus é a linguagem simbólica do Cosmos. "Jesus sobe aos Céus e é encoberto por uma nuvem", trata-se de um problema real, uma vez que o 'Céu" não fica lá em cima, ou seja, o lugar onde Deus habita não é um lugar. Sendo assim, para onde foi Jesus?
Jesus morreu, ressuscitou ao terceiro dia, apareceu durante quarenta dias e subiu aos céus. Mas, o que os Apóstolos viram? Eles viram o corpo de Jesus subindo e sendo encoberto por uma nuvem. Ao mesmo tempo, tudo isso é simbolismo, pois o que aconteceu realmente com Jesus enquanto pessoa divina, perfeitamente Deus, perfeitamente humano é que a humanidade Dele que já estava glorificada foi elevada para junto de Deus. Assim, a partir da ascensão de Jesus a Humanidade tem um lugar em Deus.
Porém, restam ainda estas dificuldades: Deus não está em lugar algum e ao mesmo tempo está em todos os lugares. Ele não é limitado pelo espaço. A humanidade de Cristo, embora seja uma humanidade espiritualizada, representada pelo corpo divinizado de Jesus, este corpo promove uma relação com o espaço. Ele pode entrar e sair de lugares, por comer e beber, pode aparecer da forma que quiser...