CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

Um duro combate

O pecado original é um tema bastante complexo e, atualmente, é um dos dogmas da fé que estão sendo atacados, principalmente no Brasil. Algumas correntes teológicas deixaram de acreditar no pecado original. Contudo, o pecado original é uma verdade de fé, assim, não pode ser negada. Mais que isso, o pecado original, segundo Chesterton “constitui a única parte da teologia cristã que pode realmente ser provada”. Basta olhar para dentro de si mesmo para perceber que existe uma espécie de escravidão relacionada com o pecado de Adão, com o próprio pecado de cada um e também relacionada com o Demônio. É isso que será estudado hoje.

21

O pecado original é um tema bastante complexo e, atualmente, é um dos dogmas da fé que estão sendo atacados, principalmente no Brasil. Algumas correntes teológicas deixaram de acreditar no pecado original. Contudo, o pecado original é uma verdade de fé, assim, não pode ser negada. Mais que isso, o pecado original, segundo Chesterton "constitui a única parte da teologia cristã que pode realmente ser provada". Basta olhar para dentro de si mesmo para perceber que existe uma espécie de escravidão relacionada com o pecado de Adão, com o próprio pecado de cada um e também relacionada com o Demônio. É isso que será estudado hoje.

A redenção de Cristo não é compreensível se se nega a doutrina do pecado original, pois, caso ele não existisse, do que então Jesus redimiu a humanidade? Deus criou o homem ontologicamente bom, mas ele está numa situação de natureza decaída e não só isso, escravizada pelo demônio. Quando ocorreu o pecado original originante, Satanás "adquiriu certa dominação sobre o homem, embora este último permaneça livre" (407). É um paradoxo, mas o ser humano, apesar dessa certa dominação satânica, continua absolutamente livre para pecar ou não. O intento de...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos