Como já foi dito em aulas anteriores, Jesus é uma Pessoa, com duas naturezas, ou seja, é a segunda pessoa da Trindade e possui em si mesmo a natureza divina e a humana. Então, para se saber como age uma pessoa divina é preciso olhar para Jesus Cristo, pois, tanto "… em sua alma como em seu corpo, Cristo exprime humanamente os modos divinos de agir da Trindade." (470)
Uma das heresias cristológicas, o Apolinarismo, consistia em dizer que Jesus não tinha alma e que a pessoa divina de Jesus é que manipulava o corpo físico, como se fosse ele uma marionete. Em profundidade, esta heresia nega para os homens, a salvação de suas almas, pois, "o que não foi assumido pelo Verbo não foi redimido". É um erro gravíssimo que foi condenado pela Igreja, em 378:
Saibam, portanto, que há muito tempo condenamos o trivial Timóteo, o discípulo do herético Apolinário, juntamente com sua ímpia doutrina, e não cremos de modo algum que quanto resta dele receba algum crédito no futuro… Pois Cristo, o Filho de Deus e nosso Senhor, trouxe ao gênero humano, mediante sua própria paixão, a salvação totalmente plena, para livrar de todo pecado o homem inteiro, preso nos pecados. Se alguém disser...