CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

Creio em Deus Criador

Não crer que Deus é criador retira do homem o alicerce que o sustenta no mundo, pois, não existiria a convicção de se pertencer a alguém. Não crer nessa verdade torna a vida do homem sem sentido.

23

Na aula anterior iniciou-se a reflexão acerca da criação sob o ponto de vista filosófico e o Catecismo da Igreja Católica, de certa forma, amarra o raciocínio dizendo que:

Sem dúvida, a inteligência humana já pode encontrar uma resposta para a questão das origens. Com efeito, a existência de Deus Criador pode ser conhecida com certeza por meio de suas obras, graças à luz da razão humana, ainda que este conhecimento seja muitas vezes obscurecido e desfigurado pelo erro. É por isso que a fé vem confirmar e iluminar a razão na compreensão correta desta verdade: “Foi pela fé que compreendemos que os mundos foram formados por uma palavra de de Deus. Por isso é que o mundo visível não tem sua origem em coisas manifestas” (Hb 11,3). (CIC 286)

O que o Catecismo está iluminando é que existe a possibilidade de uma teologia natural, ou seja, de um olhar para a criação, para a natureza e, por meio dela, chegar-se à certeza da existência de Deus. Essa possibilidade não é nova. O Concílio Vaticano I, durante o pontificado de Pio IX, em sua constituição Dei Filius que trata da Revelação, já traz a seguinte afirmação: “Se alguém disser que o Deus uno e verdadeiro, criador e...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos