Esta aula contemplará o início do Artigo nº 11, da "profissão de fé cristã", denominado "Creio na Ressurreição da Carne". A ressurreição foi plenamente revelada quando Jesus Cristo ressuscitou, contudo, ela não se restringe a Ele, mas abarca a todos os homens.
"Cremos firmemente - e assim esperamos - que, da mesma forma que Cristo ressuscitou verdadeiramente dos mortos, e vive para sempre, assim também, depois da morte, os justos viverão para sempre com Cristo ressuscitado e que Ele os ressuscitará no último dia. Como a ressurreição de Cristo, também a nossa será obra da Santíssima Trindade." (989)Segundo o Catecismo, "o termo 'carne' designa o homem em sua condição de fraqueza e de mortalidade. A 'ressurreição da carne' significa que após a morte não haverá somente a vida alma imortal, mas que mesmo os nossos 'corpos mortais' readquirirão vida." (990) Na prática, significa que o homem - frágil - irá começar a participar da vida divina. A vida biológica que o Novo Testamento chama de "bios" será prolongada e passará a ser vida eterna, "zoe".
A palavra "carne", no Novo Testamento significa o homem em seu aspecto de fragilidade. O contrário de "carne" é a vida...