O fato é que existe o grande escândalo de Nazaré. O que vem a ser isto? Nada mais que o fato real de que Deus se fez homem, Jesus Cristo e permaneceu durante trinta anos ‘escondido’ numa carpintaria. Muitas pessoas não vêem sentido no fato de o mundo necessitar ser salvo e de o Salvador ter esperado tanto tempo. Esse parágrafo tentará iluminar, de alguma forma, esses anos da vida de Jesus.
O ano litúrgico é centrado em duas épocas distintas da vida de Jesus: os mistérios da Encarnação (Conceição e Nascimento) e Páscoa (Paixão, Crucifixão, Morte, Sepultamento, Descida aos Infernos, Ressurreição, Ascensão). São os dois grandes momentos da vida e da fé cristã. Porém, não é possível esquecer que entre um e outro existe o chamado Tempo Comum, tempo ordinário, que reflete justamente a vida oculta de Jesus que, muitas vezes, causa escândalo, conforme mencionado. Contudo, viver esse tempo ordinário, meditando a vida oculta de Jesus é muitíssimo importante, pois:
"Os Evangelhos foram escritos por homens que estiveram entre os primeiros a ter fé e que queriam compartilhá-la com outros. Depois de term conhecido na fé quem é Jesus, puderam ver e fazer ver os traços de seu...