CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

Senhor

Quando os cristãos começaram a pregar o Evangelho referiam-se a Jesus como "Adonai", ou seja, o mesmo nome atribuído a Deus Pai. Inicialmente o Evangelho foi pregado em aramaico, mas como se sabe, o Cristianismo ultrapassou os limites geográficos e, assim, passou a ser pregado também em grego. Então, como Deus passou a ser nominado?

31

Continuando a investigação acerca dos títulos atribuídos a Jesus, tem-se agora o de "Senhor". Os judeus evitam a todo custo pronunciar o nome Iahweh, que é o tetragrama sagrado revelado por Deus a Moisés no deserto. Esse nome era pronunciado somente uma vez por anos pelos sacerdotes, conforme já visto em aulas anteriores. Assim, quando um judeu se põe a ler as Sagradas Escrituras, ele não pronuncia as quatro letras sagradas e em seu lugar, pronuncia "Adonai", que quer dizer "meu senhor", portanto, este é o título mais utilizado pelos judeus para referir-se a Deus. Às vezes utilizam "O NOME" ou "rachém", em hebraico, porém, sempre no sentido de contornar a questão e não pronunciar as quatro letras sagradas.

Quando os cristãos começaram a pregar o Evangelho, referiam-se a Jesus como "Adonai", ou seja, o mesmo nome atribuído a Deus Pai. Inicialmente o Evangelho foi pregado em aramaico, mas como se sabe, o Cristianismo ultrapassou os limites geográficos e, assim, passou a ser pregado também em grego. Nesse momento, os cristãos passaram a usar a tradução do Antigo Testamento para o grego, denominada "Septuaginta". Quando essa tradução encontrava a palavra "Adonai",...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos