CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

Consequências do pecado de Adão para a humanidade

Nesta aula, falaremos sobre o pecado original “originado”, ou seja, de como é que o pecado original age em cada ser humano. A doutrina do pecado original originado, ou seja, aquele primeiro pecado cometido por Adão, encontra seu fundamento bíblico básico na Carta de São Paulo aos Romanos: “de modo que, como pela desobediência de um só homem todos se tornaram pecadores, assim, pela obediência de um só, todos se tornarão justos. (5,19)”

20

Nesta aula, falaremos sobre o pecado original "originado", ou seja, de como é que o pecado original age em cada ser humano. A doutrina do pecado original originado, ou seja, aquele primeiro pecado cometido por Adão, encontra seu fundamento bíblico básico na Carta de São Paulo aos Romanos: "de modo que, como pela desobediência de um só homem todos se tornaram pecadores, assim, pela obediência de um só, todos se tornarão justos. (5,19)"

Assim, todo ser humano, de alguma forma, recebe a herança negativa dos primeiros pais e a retransmite para todas as gerações. Como essa herança é transmitida o próprio Catecismo adianta que é um mistério, porém, é possível adiantar que isso não se dá por imitação, nem por contágio social, mas pela natureza humana. Ou seja, juntamente com outras características humanas, de alguma forma a mancha do pecado original e suas consequências são transmitidas ao homem.

Dessa forma, todos os seres humanos são influenciados pela situação de decadência representada pelo pecado original originado, todos, sem exceção, recebem essa herança negativa. O modo pelo qual essa herança é transmitida é um mistério, porém, é possível refletir sobre...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos