CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

O Nome de Jesus

A identidade de Jesus como o "Redentor" - aquele veio ao mundo para salvar a humanidade dos pecados e das misérias - está imbuída também na pronúncia de Seu nome. A palavra tem poder.

30

O centro da fé católica é Jesus Cristo. O que quer dizer "Jesus Cristo"? Em primeiro lugar, é preciso saber que Jesus é o nome que ele recebeu quando nasceu. Cristo é um título que lhe foi atribuído. A partir da profissão de fé de Pedro, os discípulos tomaram consciência de Jesus é o Ungido, o Messias, aquele previsto por Deus para salvar a humanidade. Assim, Jesus não é um nome qualquer, pelo contrário, é programático e designa a sua verdadeira identidade: "Deus salva". Foi o próprio Deus Pai, por meio do anjo Gabriel quem deu o nome a Jesus.

Logo no início desse estudo, tem-se a identidade de Jesus como o "salvador", aquele veio ao mundo para salvar a humanidade dos pecados e das misérias. A realidade da Redenção que Jesus traz está imbuída também na pronúncia que o nome traz. Quando se diz que o "nome de Jesus tem poder", não é uma espécie de fetichismo, de magia. Para formular uma "imagem" de Deus, atribuindo-lhe características, é preciso recorrer ao imaginário pessoal, já que "ninguém nunca viu a Deus", portanto, não existe nada com que se possa compará-lo. Os nomes a Ele atribuídos (bom, justo, fiel, misericordioso etc.) são retirados de realidades concretas,...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos