CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

Deus Criador do Céu e da Terra

A profissão de fé atribuída aos apóstolos diz que Deus é o “criador do céu e da terra". O credo niceno-constantinopolitano vai mais além e diz “criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis". Mas, o que quer dizer exatamente céu e terra, coisas visíveis e coisas invisíveis? É o que Padre Paulo Ricardo explica nesta aula.

273

Parte I

A profissão de fé atribuída aos apóstolos diz que Deus é o “criador do céu e da terra". O credo niceno-constantinopolitano vai mais além e diz “criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis…". Mas, o que quer dizer exatamente céu e terra, coisas visíveis e coisas invisíveis?

O Catecismo traz quatro definições para a palavra céu: a primeira, quando se refere a firmamento, diz que céu é o lugar onde estão os astros, mundo visível; a segunda, como sendo o lugar onde está o próprio Deus; a terceira, remete ao paraíso que espera o justo no final dos tempos; e, finalmente, a quarta, querendo dizer mundo invisível, dos anjos.

O Catecismo, como já apresentado, diz Deus criou tanto o céu (mundo invisível) quanto a terra (mundo visível). Para o católico, esta é uma verdade de fé. É preciso crer na existência do mundo invisível. Não é uma opção que se faz, é uma verdade que se aceita.

Houve um tempo em que a sociedade não acreditava que Deus havia criado o mundo visível, pois muitos consideravam que as coisas materiais eram más e que, exatamente por isso, não haviam sido criadas por Deus. Esta heresia, espalhada pelos...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos