Parte I
A profissão de fé atribuída aos apóstolos diz que Deus é o “criador do céu e da terra". O credo niceno-constantinopolitano vai mais além e diz “criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis…". Mas, o que quer dizer exatamente céu e terra, coisas visíveis e coisas invisíveis?
O Catecismo traz quatro definições para a palavra céu: a primeira, quando se refere a firmamento, diz que céu é o lugar onde estão os astros, mundo visível; a segunda, como sendo o lugar onde está o próprio Deus; a terceira, remete ao paraíso que espera o justo no final dos tempos; e, finalmente, a quarta, querendo dizer mundo invisível, dos anjos.
O Catecismo, como já apresentado, diz Deus criou tanto o céu (mundo invisível) quanto a terra (mundo visível). Para o católico, esta é uma verdade de fé. É preciso crer na existência do mundo invisível. Não é uma opção que se faz, é uma verdade que se aceita.
Houve um tempo em que a sociedade não acreditava que Deus havia criado o mundo visível, pois muitos consideravam que as coisas materiais eram más e que, exatamente por isso, não haviam sido criadas por Deus. Esta heresia, espalhada pelos...