A aula de hoje versará sobre o Artigo 10, do Catecismo, denominado "Creio no perdão dos pecados". Existe uma confusão entre o conceito de "perdão" e de "desculpa" e, antes de prosseguir, é necessário esclarecê-la. A desculpa é algo que é devido por uma questão de Justiça. Como, por exemplo, quando alguém, inadvertidamente esbarra em outra na rua, não houve intenção, nem culpa, portanto, a pessoa atingida deve, por Justiça, aceitar o pedido de desculpa.
O perdão é mais complexo, pois, utilizando o mesmo exemplo, a pessoa que esbarrou na outra, o fez deliberadamente, com a intenção de machucar, de derrubar, ou seja, a pessoa é culpada. O perdão consiste em perdoar mesmo assim. É um ato que transcende a Justiça, é uma generosidade para com a pessoa perdoada.
Por ser um ato que vai além da Justiça, muitas pessoas têm dificuldade em perdoar a si mesmos e a aceitar que outros as perdoem. Além disso, o perdão requer uma grande dose de humildade. Primeiro para humildemente reconhecer que se tem a culpa, segundo para admitir que a pessoa que está perdoando é magnânima, pois está dando um perdão que não se merece realmente. Isso, motivado por puro...