A aula de hoje pretende mostrar quais são os princípios básicos de interpretação das Sagradas Escrituras. O Catecismo da Igreja Católica inicia o tema propondo uma reflexão básica: "Deus fala ao homem à maneira dos homens". Assim, para interpretar de forma correta a Escritura, necessário se faz "estar atento àquilo que os autores humanos quiseram realmente afirmar e àquilo que Deus quis manifestar-nos pelas palavras deles". (109)
Assim, tudo que envolve o conhecimento ciêntifico sadio, ou seja, um princípio hermenêutico de um método de análise histórico-crítica de um documento ou de um texto pode ser utilizado para interpretar a Bíblia. Mas só isso não basta. Como as Sagradas Escrituras são inspiradas pelo Espírito Santo, isto também deve ser levado em conta com muita seriedade. O Catecismo diz a esse respeito:
"Para descobrir a intenção dos autores sagrados, há que levar em conta as condições da época e da cultura deles, os gêneros literários em uso naquele tempo, os modos, então correntes, de sentir, falar e narrar. Pois a verdade é apresentada e expressa de maneiras diferentes nos textos que são vários modos históricos ou proféticos ou poéticos, ou nos demais...