CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

O Espírito Santo, intérprete da Escritura

A aula de hoje pretende mostrar quais são os princípios básicos de interpretação das Sagradas Escrituras. O Catecismo da Igreja Católica inicia o tema propondo uma reflexão básica: "Deus fala ao homem à maneira dos homens". Assim, para interpretar de forma correta a Escritura, necessário se faz "estar atento àquilo que os autores humanos quiseram realmente afirmar e àquilo que Deus quis manifestar-nos pelas palavras deles"

14

A aula de hoje pretende mostrar quais são os princípios básicos de interpretação das Sagradas Escrituras. O Catecismo da Igreja Católica inicia o tema propondo uma reflexão básica: "Deus fala ao homem à maneira dos homens". Assim, para interpretar de forma correta a Escritura, necessário se faz "estar atento àquilo que os autores humanos quiseram realmente afirmar e àquilo que Deus quis manifestar-nos pelas palavras deles". (109)

Assim, tudo que envolve o conhecimento ciêntifico sadio, ou seja, um princípio hermenêutico de um método de análise histórico-crítica de um documento ou de um texto pode ser utilizado para interpretar a Bíblia. Mas só isso não basta. Como as Sagradas Escrituras são inspiradas pelo Espírito Santo, isto também deve ser levado em conta com muita seriedade. O Catecismo diz a esse respeito:

"Para descobrir a intenção dos autores sagrados, há que levar em conta as condições da época e da cultura deles, os gêneros literários em uso naquele tempo, os modos, então correntes, de sentir, falar e narrar. Pois a verdade é apresentada e expressa de maneiras diferentes nos textos que são vários modos históricos ou proféticos ou poéticos, ou nos demais...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos