CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

Morrer em Cristo Jesus

A crença na vida eterna ou mesmo a certeza de que algo existe após a morte física caracteriza o ser humano de todas as culturas de todos os tempos. O modo de sepultar os mortos é um dos diferenciais buscados por arqueólogos em novos sítios. O homem é o único animal que pensa na morte, tem medo e não a deseja. Por quê?

20

A morte parece ser o mais natural de todos os fatos. Todos morrem, desde o animal até o homem. O ser humano, porém, é o único que pensa na morte, tem medo e não a deseja. A espécie humana, dentre outros elementos, caracteriza-se pelo fato de que em todas as culturas, de todos os povos, em todos os tempos, possuem rituais fúnebres que remetem ao sentido de uma vida eterna.

Os arqueólogos, quando descobrem um novo sítio, para saber se pertence ou não à raça humana procuram sinais de sepultamento. Encontram quase sempre sinais na crença de uma vida eterna. Pode ser no túmulo de uma menina rodeada de flores, como se preparada para um encontro, ou no de um caçador com todas as suas armas, preparado para uma última caçada, ou ainda no esqueleto com moedas sobre os olhos, preparado para pagar um "pedágio". Trata-se de uma realidade universal e sempiterna.

O ser humano tem um anseio de vida eterna. A imortalidade da alma é uma realidade e, assim, mesmo após a morte do corpo, ela permanece. Este é o ponto de partida para se entender que "para ressuscitar com Cristo é preciso morrer com Cristo, é preciso deixar a mansão deste corpo para ir morar junto do Senhor. Nesta...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos