CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

As várias etapas da Revelação

Sabe-se que o homem é capaz de Deus, pois recebeu Dele uma racionalidade. Embora tenha sofrido com o pecado original, esta racionalidade não foi totalmente deturpada, pois, de alguma maneira, o homem ainda é capaz de ouvir Deus.

12

Sabendo que o homem é capaz de Deus, pois recebeu Dele uma racionalidade e que, embora tenha sofrido com o pecado original, esta racionalidade não foi totalmente deturpada, pois, caso isso tivesse acontecido, o homem seria incapaz de ouvir Deus.

"O constante sentir da Igreja Católica tem também sustentado e sustenta que há duas ordens de conhecimento, distintas não só pelo princípio, mas também pelo objeto; pelo princípio, visto que numa conhecemos pela razão natural e na outra, pela fé divina; e pelo objeto, porque, além daquilo que a razão natural pode atingir, são propostos para crermos mistérios escondidos em Deus, que não podemos conhecer sem a divina revelação. E eis por que o Apóstolo, que assegura que os gentios conheceram a Deus "por meio do que foi feito", discorrendo, todavia, sobre a graça e a verdade que vieram a ser por Jesus Cristo, diz: "Pregamos a sabedoria de Deus em mistério, que está escondida; que, antes dos séculos, Deus destinou para nossa glória, e que nenhum dos poderosos deste mundo conheceu. A nós, porém, Deus revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito tudo penetra, até as profundezas de Deus". E o próprio Unigênito louva o Pai, porque...
Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos