Deus criou os céus e a terra. Criou também o ser humano, o qual é composto de corpo e alma. “Uno de corpo e alma”. Santo Tomás de Aquino é mais específico ainda ao dizer que o homem é um composto de matéria e de forma, ou seja, é formado pela unidade da alma com o corpo.
A primeira preocupação do Catecismo não é falar da alma, mas dizer, com toda clareza que o corpo humano foi querido por Deus. Não é um acidente, conforme dizem os espíritas. O corpo humano é desejado por Deus.
A beleza da fé cristã reside no fato de que na ressurreição final, o corpo tão delicado, tão frágil, corruptível, será levado à morada eterna e viverá eternamente com Deus. Isso é algo que só se pode crer pela fé. A ciência diz que o corpo passa, mas o cristão acredita que o corpo viverá ressuscitado ao lado de Deus. O homem em sua totalidade é querido e desejado por Deus.
O capítulo 2 do livro do Gênesis relata de forma simbólica e mais arcaica a criação do homem, Deus toma o barro e insufla o sopro, portanto, o barro é o símbolo do corpo e o sopro é o símbolo da alma. É isso que ocorre no momento da concepção, no momento em que o espermatozóide encontra o óvulo no corpo da...