CNP
Christo Nihil Præponere"A nada dar mais valor do que a Cristo"
Todos os direitos reservados a padrepauloricardo.org®
Conteúdo exclusivo para alunos
Assine agora
Texto da aula
Aulas do curso
Texto da aula
Credo Apostólico

A Encarnação

A encarnação do Filho de Deus é um dos dogmas centrais da fé católica. Mas, o que vem a ser? Entende-se por encarnação "a unidade da natureza divina e da natureza humana na pessoa de Cristo". Ou seja, Jesus Cristo, filho de José e de Maria, nascido em Belém, é, ao mesmo tempo, homem e Deus. Como isso acontece?

11

A encarnação do Filho de Deus é um dos dogmas centrais da fé católica. Mas, o que vem a ser a "encarnação"? Entende-se por encarnação "a unidade da natureza divina e da natureza humana na pessoa de Cristo" 01. Ou seja, Jesus Cristo, filho de José e de Maria, nascido em Belém, é, ao mesmo tempo, homem e Deus. Como isso acontece? Trata-se da chamada união hipostática que consiste no fato de que "em Deus, a essência ou natureza divina é idêntica ao ser; logo, Cristo, que tem natureza divina subsiste como Deus, como pessoa divina, e é uma só pessoa, a divina. Por outro lado, a possibilidade de separar a natureza humana da existência faz que Cristo possa assumir a natureza humana (que é alma racional e corpo), sem ser pessoa humana", ensina Santo Tomás de Aquino, na Suma contra os Gentios.

Jesus Cristo é total e verdadeiramente homem e Deus ao mesmo tempo. Isso não quer dizer que Ele tinha conhecimento de tudo o que lhe aconteceria ao longo de sua vida entre os homens. Ele viveu plenamente sua condição humana, inclusive nas fases de crescimento. Teve que ser amamentado, cuidado, educado pelos seus pais. Durante sua vida foi preparado para a missão a que se propôs enquanto...

Conteúdo exclusivo para alunos
Aulas do curso
Texto da aula
Material para download
Comentários dos alunos